10 exercícios para dor e fortalecimento da coluna

A Coluna Vertebral é a estrutura portadora do corpo humano. Ela precisa ser tratada com atenção, pois é responsável pela estabilidade, equilíbrio e estabilidade da mobilidade. A dor na coluna é muito comum entre adultos, por isso aqui estão 10 exercícios que podem ajudar a aliviar a dor e o fortalecimento da coluna:

1. Alongamento do pescoço: sente-se ereto numa cadeira com os pés no chão. Inspire profundamente, e quando soltar a respiração vá curvando o pescoço lentamente à direita até sentir um alongamento e depois à esquerda.

2. Torcicolo: sente-se numa cadeira, segure a parte superior do braço direito com a mão esquerda e levante o ombro direito. Seu olhar deve ser para esquerda. Repita o mesmo movimento para o lado oposto.

3. Estiramento do quadril: Deite de barriga para baixo sobre uma manta ou um tapete. Dobre os joelhos e coloque seu tornozelo direito sobre a coxa esquerda. Segure o joelho direito com sua mão direita e leve-o para baixo sobre a coxa esquerda.

4. Alongamento da parte inferior das costas: Deite-se de barriga para cima com os braços ao longo do corpo. Dobre os joelhos e coloque as plantas dos pés no chão. Inspire profundamente e ao soltar a respiração, eleve os joelhos até a cintura.

5. Alongamento do glúteo: Deite de barriga para cima sobre um tapete ou uma manta. Dobre os joelhos, coloque os pés no chão e coloque um bloco ou enrolados toalhas ou uma bola entre as coxas. Empurre o quadril para cima e sinta o alongamento.

6. Alongamento do ombro: Deite-se de barriga para baixo com os braços esticados ao lado do corpo, enlaçando os dedos. Inspire profundamente e ao soltar a respiração estique o braço direito para trás, até sentir um alongamento. Repita do lado esquerdo.

7. Alongamento da lombar: Deite-se de costas num tapete ou manta, com os joelhos dobrados. Estique os braços para o lado e movimente suavemente os joelhos de um lado para o outro.

8. Prancha lateral: Deite-se de lado numa manta ou tapete. Apoie-se sobre o cotovelo esquerdo, cotovelo direito na altura do ombro e estique os joelhos.

9. Flexão do Quadril: Deite-se de costas numa manta ou tapete. Dobre os joelhos e coloque os pés no chão. Empurre os quadris para cima e para baixo.

10. Flexão de tronco: deite-se de barriga para cima sobre um tapete ou manta. Coloque as mãos ao longo do corpo e eleve o tronco do chão até sentir um alongamento.

Para o máximo benefício, esses exercícios devem ser feitos com regularidade, de preferência diariamente. Procure também um profissional da área da saúde para orientação antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Se for necessário, eles podem indicar um profissional especifico para tratar da dor e do fortalecimento da sua coluna.

SECUNDÁRIO

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*