5 dicas essenciais para praticar a Corrida de Montanha

Muita gente já se apaixonou pela Corrida de Montanha e tem motivos de sobra para tanto. Como sua prática exige considerável preparo físico, é importante adotar algumas dicas específicas para ajudar a longo prazo no desenvolvimento de habilidades de corrida.

Por isso, aqui estão 5 dicas essenciais para tornar a sua experiência em Corrida de Montanha efetiva, segura e divertida:

1. Alimentação adequada

Alimentar-se de forma saudável deve ser um hábito diário, especialmente para aqueles que praticam esportes de alta demanda de energia. Uma alimentação balanceada que contenha carboidratos, gordura e proteínas é o caminho a seguir. Assim, é essencial fazer refeições saborosas, mas nutritivas, para que você obtenha os nutrientes necessários para seu treinamento e para abastecer seu corpo antes e após a corrida.

2. Descanse

Descansar também deve ser parte da sua rutina diária. Durante a prática esportiva é importante ter consciência de que o descanso faz parte do ciclo de crescimento. Afinal, é quando você dorme que seu corpo aproveita a recuperação, que é um passo essencial para aumentar a resistência e a performance.

3. Faça Treinamento de Força

O treinamento de força é recomendado tanto para homens quanto para mulheres. Alguns dos principais benefícios são aumento da força muscular, resistência e aumento da massa muscular. O treinamento de força também é importante para prevenir lesões e ajuda no desenvolvimento de habilidades em corridas de montanha.

4. Estique

O alongamento antes e depois é essencial para aquecer os músculos e evitar possíveis lesões. Assim, estique cada parte do seu corpo, em particular os músculos da parte de trás e da parte da frente das pernas que são especialmente susceptíveis a tensões. Ao longo do seu treino, esteja sempre atento para iniciar atividades semi-leves para a região afetada após a corrida, para manter a mobilidade.

5. Hidrate-se

É importante ter uma boa hidratação antes, durante e depois da corrida. Os sinais de desidratação incluem dor de cabeça, fraqueza, tontura e náusea. Beba pequenos goles de água durante todo o treino e, após a corrida, você pode repor todos os nutrientes e líquidos perdidos.

Com estas dicas em mente, você estará enfrentando a montanha em nenhum momento! Se higienize bem as mãos e use seu melhor equipamento, não se esqueça de conservar o distanciamento social e boa corrida!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*