7 dicas de exercícios funcionais para corredores

Correr é uma ótima maneira de melhorar a saúde física e mental. Mas às vezes ficamos entediados com a mesma rotina diária. É aí que os exercícios funcionais entram. Estes são movimentos que se concentram na força, resistência e equilíbrio. Abaixo estão sete dicas de exercícios funcionais para corredores que podem ajudá-lo a melhorar a sua performance de corrida. Esses exercícios são divertidos, fornecendo desafios e experiências novas. Abra-se para novas possibilidades e experimente as dicas deste artigo para se tornar um corredor mais rápido, mais forte e mais resistente.

1. Burpees:

Burpees são um dos exercícios funcionais mais populares entre os corredores. Eles dão ajuda na melhoria da força, resistência e coordenação. Comece fazendo um burpee com os pés na mesma largura dos ombros e abaixe-se como se fosse fazer um agachamento, toque o chão com as mãos e pulando para trás. Repita esse movimento quantas vezes você aguentar.

2. Apertos de mão:

Apesar do nome, o exercício não se resume às mãos. Apertos de mão trabalham tanto a parte superior do corpo quanto o abdômen. Para realizar o aperto de mão, deite de barriga para cima e estique os braços para cima. Agora, segure uma toalha de rosto dobrada com ambas as mãos, com os punhos um pouco distantes dos ombros. Mantenha a respiração normal e puxe a toalha com força enquanto aperta os nós dos dedos.

3. Alongamentos dinâmicos:

O alongamento dinâmico ajuda a trabalhar os músculos que mais sofrem durante os treinos de corrida, como os panturrilhas e isquiotibial. Para realizar os alongamentos, basta fazer movimentos mais amplos dos membros inferiores e superiores, alternando entre flexionar e esticar o corpo.

4. Agachamentos com saídas laterais:

Os agachamentos são outro dos exercícios funcionais muito frequentes entre os corredores e, quando são combinados com saídas laterais, ainda mais interessantes. Para realizar esse exercício, comece de pé, esticando os braços à frente e abaixe-se para fazer um agachamento. Quando chegar ao fundo, saia horizontalmente para a direita, esticando a perna direita, e, volte para a posição inicial. Repita o movimento para a esquerda.

5. Balanços laterais:

Um dos muitos exercícios funcionais que vente realizar com a fita elástica é o balanço lateral. Esse é um exercício dinâmico e muito efetivo para os mais variados tipos de treinamento. Para realizar os balanços laterais, basta segurar a fita com ambas as mãos, esticando-a, e fazer movimentos laterais para a direita e para a esquerda, mantendo o corpo alinhado.

6. Agachamentos saltos:

Outro dos exercícios funcionais útil para os corredores é o agachamento salto. Comece de pé, puxe o abdômen para dentro e abaixe-se até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Agora, vá saltando para trás e para frente, levantando levemente os pés quando girar para a direita ou a esquerda.

7. Time-under-tension:

A Time-under-tension é outro dos exercícios funcionais muito importantes para os corredores. O objetivo é aumentar a força e a resistência simultâneamente. Para realizar esse exercício, escolha algumas séries de flexões e faça cada repetição por 10 segundos, mantendo um ritmo firme. Quando diversificar os exercícios, não esqueça os alongamentos após cada série.

IMUNE ROXO

IMUNE ROSA

IMUNE VEMELHO

IMUNE AZUL

IMUNE BRANCO

IMUNE ROXO SECUNDÁRIO

IMUNE ROSA SECUNDÁRIO

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*