Como emagrecer pedalando

Perder peso pedalando pode ser uma ótima estratégia que não exige equipamentos caros. Embora possa não parecer uma atividade vigorosa, andar de bicicleta pode ser surpreendentemente eficaz para derreter gordura, diminuir o risco de doenças cardíacas e melhorar a saúde geral.

Ainda assim, muitas pessoas ainda pensam que pedalar não é suficiente para quem está tentando desacelerar. Para aqueles que não têm muitos quilos para perder, é lembrado que o exercício físico também é benéfico para a saúde e bem-estar de maneiras que alcançam além da perda de peso.

Faça um planejamento

Você provavelmente possui uma rotina, certo? Pode ser que trabalhe, estude, cuide dos filhos e precisa também ter um horário para cuidar de você. Para iniciar as suas atividades esportivas, você deve realizar um planejamento.

Tenha uma agenda, planner ou caderno de anotações e separe, inicialmente, no mínimo uma hora para pedalar e cuidar da sua saúde física e mental.

O horário é por sua conta: pode ser cedo, antes de iniciar suas tarefas diárias ou no fim da tarde, quando elas já estiverem sido encerradas. Pouco importa qual momento do seu dia terá disponibilidade, o importante é não perder a chance de realizar sua atividade física diariamente.

Os horários mais recomendados, para quem pedala ao ar livre, são antes das 10h da manhã e após as 16h, quando o sol está mais fraco e não há riscos de queimaduras na pele.

Também fique atento nos locais que vai pedalar, procurando um lugar seguro e num horário que não seja pico de movimento de carros e motocicletas.

Tenha um objetivo

Como forma de motivação, coloque um objetivo que incentive você a querer sair todos os dias para pedalar. Estabeleça a quantidade de peso que gostaria de perder semanalmente e também um peso final que quer atingir.

Mas, cuidado: não exagere e seja realista, já que é preciso considerar que 1kg por semana é o suficiente e poderá ser mantido sem frustrações.

Lembre-se que perder peso gradualmente e ser capaz de mantê-lo é muito melhor do que um emagrecimento rápido, que acabará sendo recuperado em poucos meses.

Mantenha em mente, também, que no processo de emagrecimento costuma haver uma estagnação na perda e que, portanto, não vai dar para perder 1kg por semana para sempre, por exemplo.

Nossa maior dica para estabelecer esse objetivo específico de perda de peso é consultar um profissional, como um nutricionista, por exemplo. Dica que falaremos mais, a seguir.

Aqui estão algumas dicas de como emagrecer pedalando:

1. Comece pequeno – Não tente emagrecer pedalando logo de cara. Saia fazendo pequenos percursos, pega força e construa resistências.

2. Escolha uma rota – Descubra os percursos interessantes que podem servir como rotas para suas pedaladas. Isso pode ajudá-lo a não ficar entediado com a mesma rota todos os dias.

3. Aumente a duração – Não tente aumentar a duração de suas pedaladas de uma vez. Aumente gradualmente com pequenos incrementos de 15 minutos.

4. Experimente diferentes terrenos – Se você é novo na bicicleta, comece em terrenos planos. Uma vez que o condicionamento é estabelecido, você pode experimentar subir e descer em diferentes terrenos, assim como o acostumado em trilhas de mountainbiking.

5. Segurança – Fique atento ao seus arredores e use roupas refletivas, luvas e capacete. Ritualize “verifique seu equipamento” antes de pedalar por sua segurança.

6. Se divirta – Por último, divirta-se! Pedalar não é só um exercício útil à saúde, mas também é divertido!

Andar de bicicleta é uma excelente maneira de emagrecer e melhorar sua saúde geral. No entanto, é importante ter em mente que a violência não é a resposta e que construir uma resistência a longo prazo é fundamental para obter bons resultados. Se for esse é o seu objetivo, use as técnicas acima para começar. Boa sorte e divirta-se!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*