Como fazer o aquecimento ideal antes de correr?

Antes de começar a correr, é importante fazer um aquecimento adequado. Aquecer não só prepara o corpo para a atividade que está prestes a começar, mas também ajuda a evitar lesões. O aquecimento também ajuda a melhorar o desempenho e a aumentar a resistência.

Um aquecimento ideal para corredores deve durar de 5 a 10 minutos. Comece o aquecimento andando ou correndo devagar, com o objetivo de aquecer os músculos e prepará-los para a corrida. Concentre-se em erguer seus joelhos e manter uma postura correta.

Assim, você deve aumentar gradualmente a velocidade e durante esses minutos de aquecimento. Se você conseguir sentir um suor leve, então isso significa que está fazendo o seu aquecimento adequadamente.

Além disso, alguns exercícios simples de alongamento podem ser realizados ao longo do seu aquecimento, como agachamentos, flexões de braço e torções de tronco. Certifique-se de lembrar de aquecer os músculos específicos usados ​​durante a corrida.

Depois de ter concluído o aquecimento adequado, você estará pronto para começar a correr com mais velocidade e rapidez. Se você quiser aumentar os benefícios do seu aquecimento antes de correr, você também pode realizar alguns exercícios específicos para melhorar a agilidade, que incluem saltos laterais, planas e cruzadas.

Em suma, aquecer antes da corrida é essencial para evitar lesões e ajudar a melhorar o seu desempenho. O aquecimento ideal para corredores deve durar de 5 a 10 minutos e deve incluir uma caminhada ou corrida devagar, seguida por exercícios de alongamento simples. Alguns exercícios específicos visando a agilidade também podem ser realizados para aumentar os benefícios do seu aquecimento.

Agachamentos

Os agachamentos servem para alongamento e aquecimento para corrida, pois seu movimento realiza a extensão dos joelhos, quadris e tronco.

Como praticar

  • Ficar de pé, abrir as pernas deixando os joelhos na mesma direção que os ombros;
  • os pés devem estar inteiramente apoiados ao chão;
  • dobre os joelhos abaixando o quadril levemente, sem ultrapassá-los, e jogue os glúteos para trás até a altura de como se sentasse em uma cadeira imaginária;
  • estique as pernas novamente voltando à posição inicial e repita o processo.

Agachamentos com saltos

Além de possuir os benefícios do agachamento tradicional, o agachamento com salto funcionará no aquecimento para ativação neuromuscular como um exercício intenso e de curta duração, além disso, ele ajuda no aumento da resistência cardiorespiratória.

Como praticar

  • Ficar de pé, afastar as pernas deixando os joelhos na mesma direção que os ombros;
  • os pés devem estar inteiramente apoiados ao chão;
  • dobre os joelhos abaixando o quadril levemente, sem ultrapassá-los, e jogue os glúteos para trás até a altura de como se sentasse em uma cadeira imaginária;
  • estique as pernas novamente finalizando com um salto;
  • volte à posição inicial e repita o processo.

Prancha isométrica

core é o centro do corpo e também responsável por nos estabilizar quando estamos em movimento. A prancha isométrica será capaz de ativar o core antes de uma corrida.

Como praticar

  • Deite-se no chão em posição de prancha;
  • utilize os antebraços como apoio;
  • estique as pernas, ficando na ponta dos pés, deixando o corpo totalmente reto.

Para garantir um bom desempenho, realize pelo menos duas séries de cada exercício, aplicando cada vez mais força e velocidade.

E agora que você sabe como aquecer para corrida e a sua importância, deixe o seu corpo preparado para a intensidade que é correr e confira no nosso blog outras formas de melhorar a sua performance!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*