Treino de academia: como personalizar?

A frequência da academia costuma ser motivada pela vontade de se alcançar um estilo de vida saudável; no entanto, é normal que o entusiasmo logo desapareça uma vez que os primeiros resultados esperados não apareçam. Poucos se mantém em sintonia com as rotinas e esse é o principal motivo que torna o gasto com o serviço totalmente desnecessário para muitas pessoas.

Portanto, para evitar esse transtorno, é importante se programar para não perder a motivação tão cedo, e para isso nada melhor do que montar sessões de treino personalizado. O que isso significa? Que é indispensável ter uma atenção maior com os seus objetivos e aprimorar a sua saúde conforme a sua real necessidade.

Ter um treino individualizado é sinônimo de construir programas que sejam exequíveis e superem o seu limite individual. Demanda treinos equilibrados que mesclem os exercícios aeróbicos (frequência cardíaca e respiração) e resistência muscular em seus diferentes métodos de aplicação.

O condicionamento dos músculos é abrangente e se divide em: flexibilidade, resistência, estabilidade, tônus muscular. Cada qual deles tem sua importância para um programa de treino personalizado, e por isso, cabe ao profissional procurar saber cada necessidade do seu cliente para assim montar um programa específico de acordo com a necessidade de cada um.

Não adianta tentar criar um treino “universal” que sirva para todos, pois cada um possui suas características e restrições diferentes. Por isso, antes de procurar um profissional de educação física para te auxiliar, é importante identificar os seus objetivos.

Investimentos de equipamentos e acompanhamento de qualidade são fundamentais para elaborar um bom programa de treino personalizado. O uso correto e adequado dos recursos disponíveis, assim como o acompanhamento de um profissional qualificado são primordiais para obter bons resultados.

Um programa personalizado necessita, muitas vezes, de reavaliações para os casos de doenças crônicas e limitações físicas, pois são necessárias adaptações tanto no exercício como na intensidade do treino.

Após avaliar o estado físico do aluno, o profissional poderá montar um programa adequado e seguro, sem exigir muito do indivíduo. Isso garante um melhor aproveitamento e menor desgaste para garantir um bom resultado.

Esperamos, portanto, que esse artigo ajude você a conhecer mais sobre treinamentos de academia personalizado, assim como a tornar a sua experiência muito mais proveitosa.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*